Categories: Benefícios

Saiba quem tem direito ao Abono PIS

O abono salarial do trabalhador brasileiro, também conhecido como PIS, ou simplesmente décimo quarto salário, é um benefício pago aos trabalhadores que tenham contribuído trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior, e que se enquadram em várias outras regras. Esse benefício é pago para garantir a seguridade social dos trabalhadores brasileiros. Muita gente, entretanto, fica em dúvida sobre quais os critérios para receber o abono salarial do trabalhador brasileiro, por isso, hoje eu explicarei a seguir tudo sobre esse benefício tão importante para o trabalhador brasileiro.

Conheça os valores do Bolsa Família, programa social de renda, criado pelo Governo Federal e destinado as famílias de baixa renda em condições de pobreza ou extrema pobreza.

Em primeiro lugar, é importante deixar claro quem é que tem direito de receber o PIS. Esse benefício é pago apenas a trabalhador do setor privado, ou seja, para que trabalha em empresas privadas. Os servidores públicos não têm direito ao PIS, mas sim a outro benefício social, que possui até uma tabela de pagamentos diferentes, o PASEP. O calendário do PASEP é organizado pelo final do número do NIS, enquanto que o calendário do PIS é pago de acordo com o aniversário do servidor.

Conheça ainda o Calendário do Bolsa Família 2019, outro benefício destinado ao brasileiro, porém, há aqueles que estão em condições de pobreza.

Para ter direito a receber o PIS, o trabalhador privado precisa se enquadrar nesses quatro pré-requisitos:

  1. Precisa ter cadastro no PIS há 5 anos ou mais. Não é necessário, entretanto, estar empregado há mais de 5 anos, apenas ter o cadastro no PIS por esse período;
  2. O seu salário não pode ser superior a faixa de 2 salários mínimos para que tenha direito a receber o benefício. No caso de você receber um aumento, e seu salário passe essa faixa, o que vale é a média dos salários durante o ano, nesse caso.
  3. O trabalhador precisa ter contribuído por pelo menos 30 dias trabalhando com carteira assinada para uma empresa (pessoa jurídica) privada;
  4. E empresa em que ele prestou serviço precisa ter, necessariamente, ter entregue o seu nome na relação dos funcionários entregue ao ministério do trabalho (RAIS). Esse é um requisito que está fora do poder do trabalhador, mas a maioria das empresas é idônea em informar os trabalhadores, pelo menos nesse caso.

O saque do PIS 2019 pode ser feito em qualquer lotérica ou agência da Caixa Econômica Federal. No caso de sacar em uma lotérica, você precisa ter em mãos um documento de identidade com foto, e o seu cartão do cidadão, que é feito na Caixa. No caso de sacar no banco, você pode realizar o saque tendo em mãos a sua carteira de trabalho, ou mesmo o cartão do cidadão. Esse documento é muito importante pois com ele você pode até mesmo consultar o PIS e outros benefícios sociais pela internet, sem precisar sair de casa, tendo informações completas sobre datas de pagamento e valores do abono salarial e INSS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*