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Home Melhores Práticas Com sucesso, Odebrecht utiliza solução sem customização

Com sucesso, Odebrecht utiliza solução sem customização

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Construtora adquiriu a solução Oracle E-Business Suite em 2008 e a mesma é utilizada no Brasil e em outros 20 países onde têm subsidiárias.

Decisão de customizar produtos é do cliente, afirma a Oracle. De acordo com a diretora senior do E-Business Suite, Nadia Bendjedou, essa decisão deve ser pensada e analisada com cautela. “Se você mexer no core da sua solução, e não analisar anteriormente pode ter problemas com os próximos releases”, explicou.

Durante a quarta edição do Oracle OpenWorld, a executiva ainda afirmou que o E-Business Suite pode não ser a solução certa para determinadas empresas, por isso deve-se analisar os negócios friamente.

A solução é um conjunto de aplicativos de negócios que permite o cliente gerenciar as interações com os clientes, fabricar produtos, fazer remessa de pedidos, dentre outras funções.

Case de sucesso

A construtora Odebrecht apresentou seu case de sucesso e falou do projeto de crescimento que a empresa lançou em 2008. “Estima-se que em 2020, a empresa cresça até dez vezes mais o seu tamanho”, disse Dário Meneghel, líder da equipe DBA/AGT/Middleware. Segundo o executivo, a construtora conta com as soluções Oracle na área de Informações gerenciais, Pessoas e Organização, Recursos Humanos e outras. Além dessas soluções, a Odebrecht também utiliza o UPK para treinar os novos contratados da empresa.

De acordo com Gilson Franco Cavalcante, líder de Supply Chain, a premissa para o Projeto, implementado há dois anos, era a customização zero. “Nenhuma modificação foi feita nas soluções Oracle, trabalhamos com o produto do jeito que ele foi entregue”.

A construtora utiliza a solução E-Business não só no Brasil, mas também em outros 20 países onde mantém subsidiárias, como EUA, Portugal, Angola, Peru, Equador, Venezuela, Emirados Arábes, Líbia e Djibuti.

“Em uma implementação muito grande, para uma empresa como a Odebrecht que atua em vários segmentos, não tem como você customizar e modificar tudo”, finaliza Cavalcante.

Última atualização ( Ter, 07 de Dezembro de 2010 15:27 )  

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1) Durante uma reunião, necessito fazer uma observação sobre um comentário de um interlocutor. Minha primeira atitude é:
Esperar o interlocutor terminar de falar e aí sim eu faço meus comentários;
Pedir uma pausa e fazer meus comentários em cima do que foi dito;
Esperar o melhor momento para fazer os meus comentários;
Fazer meus comentários prontamente;

2) Decido tudo porque tenho uma ótima capacidade de percepção e expressão:
Raramente;
Muitas vezes;
Quase sempre;
Sempre;

3) O acionista principal não compareceu à reunião de apresentação do "Projeto" de sua responsabilidade. Qual a sua postura diante da ocorrência:
Tenta remarcar a reunião, entendendo que a participação dele é imprescindível;
Toca a reunião com os demais, lamentando a ausência do acionista;
Busca compreender a situação e solicita uma outra opinião antes de prosseguir;
Considera importante rever a continuidade da reunião;

4) Quando sou contrariado em alguma opinião de valor, costumo ter o seguinte comportamento:
Fico calado e não deixo transparecer para os demais que não gostei;
Procuro entender a opinião diferente e contesto com meus argumentos;
Procuro saber se mais pessoas na reunião pensam daquela maneira e aí sim coloco a minha opinião sobre o mesmo assunto;
Dificilmente sou contrariado em alguma opinião de valor;

5) Argumentos embasados na hora da negociação são fatores determinantes para o fechamento:
Raramente;
Muitas vezes;
Quase sempre;
Sempre;

6) Se o interlocutor gesticula muito enquanto fala, tenho dificuldades de identificar o que está sendo dito:
Raramente;
Algumas vezes;
Quase sempre;
Sempre;

7) É sua 1ª reunião com a equipe que aprovará seu Projeto. Um dos participantes demonstra total desinteresse no Projeto. Sua atitude primeira é de:
Pedir-lhe a atenção, já que é o único desinteressado;
Saber as razões do seu total desinteresse;
Convidá-lo de maneira educada a participar junto de sua equipe;
Desconsidero o desinteresse e prossigo na apresentação;

8) Demonstro entendimento sobre o que está sendo tratado através de sinais afirmativos:
Raramente;
Algumas vezes;
Quase sempre;
Sempre;

9) Após uma apresentação de duas horas referente a um Projeto, não tenho certeza se todos os participantes compreenderam. Minha atitude é:
Solicitar aos participantes falarem dos tópicos para me certificar da compreensão;
Lançar algumas perguntas pertinentes ao assunto checando a compreensão;
Se ninguém tem perguntas é porque entenderam todo o Projeto;
Perguntar sobre os tópicos que considero mais difíceis de entendimento;

10) Gosto mais de Falar do que Ouvir:
Raramente;
Muitas Vezes;
Quase sempre;
Sempre;

11) Uma reunião é interrompida bruscamente, você estava expondo um Projeto de grande impacto para o negócio, como conduz:
Aproveito a interrupção e faço um momento de 'lazer';
Continuo a reunião após a interrupção sem falar no assunto;
Fico constrangido sem saber exatamente o que fazer;
Considero que meu tempo terminou;

12) Costumo me concentrar nos pontos principais da negociação e procuro anotar o que não compreendi:
Raramente;
Algumas vezes;
Quase sempre;
Sempre;

13) Se alguém conversa com você e não olha diretamente nos olhos fica com a impressão que:
O interlocutor pode ser mentiroso;
Ele certamente tem medo;
Ele pode ser tímido;
Nem penso sobre isto;

14) Gosto mais de fazer perguntas do que dar respostas:
Raramente;
Muitas Vezes;
Quase Sempre;
Sempre;

15) Quando os argumentos são mais importantes que os fatos:
Nunca;
Às Vezes;
Frequentemente;
Raramente;


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