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Inclusão dos Jovens no Mercado de Trabalho

O Programa Jovem Aprendiz 2024 do governo federal tem como objetivo incluir os jovens no mercado de trabalho, estimulando as empresas a oferecerem um programa de aprendizagem remunerado com baixa carga horária para jovens de 15 a 24 anos em todos Brasil.

Você, jovem do rio de Janeiro, não pode perder as inscrições Jovem Aprendiz 2024 RJ. As vagas no Rio de Janeiro são diversas, e você poderá encontrar a sua oportunidade do primeiro emprego mais rápido do que pensa. Saiba mais sobre o Jovem Aprendiz 2024 RJ, vagas no Rio de Janeiro, inscrições e muito mais acompanhando as informações a seguir.

Graças ao programa Jovem Aprendiz, jovens do país inteiro já conseguiram o primeiro emprego e principalmente conseguirão qualificação profissional para conseguirem levar adiante a sua carreira profissional.

O programa conta hoje com a participação de empresas de vários setores, de médio e grande porte, oferecendo remuneração, benefícios e o principal: uma infraestrutura capaz de garantir que o jovem possa aprender na teoria e na prática, contando ainda com profissionais que estarão sempre prontos para lhe ajudar na execução de suas tarefas, além é claro, de esclarecerem as possíveis dúvidas.

Programa Jovem Aprendiz

O Rio de Janeiro está sempre com vagas para o programa Jovem Aprendiz, graças à grande quantidade de empresas presentes no estado e que oferecem aos jovens do Rio de Janeiro a chance de entrarem para o mercado de trabalho através de uma empresa que lhes darão todo suporte necessário para começarem sua vida profissional.

Se você já está planejando se inscrever em um dos programas que estarão disponíveis em 2024, saiba que com a ajuda da internet ficará muito mais fácil para saber quais são as vagas disponíveis, quais empresas estarão envolvidas no programa e também sua inscrição poderá ser feita online.

O Indeed é um dos sites mais visitados por jovens que estão buscando oportunidade para participar do Jovem Aprendiz e já são muitas as vagas para 2024, pois algumas empresas começam o processo seletivo neste final de ano ou logo no início de 2024.

O Programa Jovem Aprendiz 2024 do governo federal tem como objetivo incluir os jovens no mercado de trabalho, estimulando as empresas a oferecerem um programa de aprendizagem remunerado com baixa carga horária para jovens de 15 a 24 anos em todos Brasil.

O Indeed proporciona a você a consulta de diversas oportunidades em um só espaço e o que é melhor, tudo isto pode ser feito de forma gratuita e sem precisar de cadastro. E como o site é constantemente atualizado, você pode visitá-lo diariamente que encontrará sempre novas oportunidades, é só visitá-lo através do endereço: www.indeed.com.br/empregos-de-Jovem-Aprendiz-em-Rio-de-Janeiro.

Lembre-se de cadastrar o seu e-mail no site para receber em sua caixa postal as últimas vagas cadastradas.

O site Rio Vagas, um dos principais sites divulgadores de vagas de emprego no Rio de Janeiro, tem um espaço exclusivo para a divulgação de vagas para o programa Jovem Aprendiz, para consultar todas as oportunidades você só precisa acessar: www.riovagas.com.br/tag/jovem-aprendiz.

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Conheça quem tem direito a isenção do imposto de renda

Os brasileiros ainda têm muitas dúvidas sobre a isenção do Imposto de Renda 2024 e, principalmente, quem tem direito a ele. Neste artigo de hoje você vai entender as principais questões sobre a isenção do Imposto de Renda 2024 e como solicitá-la.

Isenção do Imposto de Renda 2024

No Brasil, o Imposto de Renda é um tributo obrigatório que incide sobre os rendimentos dos cidadãos. O cálculo dele é feito de acordo com os rendimentos de cada cidadão.

Esse tipo de tributo não existe só no Brasil. Ele também existe em outros países. A seguir você vai entender melhor como funcionam as isenções desse imposto e quem de fato tem direito a ela.

Quem é obrigado a fazer a declaração do Imposto de Renda?

As informações sobre as declarações do Imposto de Renda para o ano de 2024 ainda não foram estabelecidas e divulgadas.

As informações oficiais serão divulgadas em breve.

Em 2018 foram obrigados a apresentar a declaração anual do Imposto de Renda os cidadãos que apresentaram em 2017 rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 28.559,70 e para as atividades rurais a receita bruta deve ser superior a R$ 142.798,50.

Pessoas físicas que residem no Brasil e que apresentaram as seguintes situações em 2017 também foram obrigadas a fazer a declaração do Imposto de Renda. São elas:

  • Cidadãos que tenham recebido rendimentos não tributáveis, isentos ou tributados diretamente na fonte com valores somados de até R$ 40.000,00;
  • Cidadãos que obtiveram ganhos de capital na alienação de bens ou direitos, realizaram operação em bolsas de valores, de futuros, de mercadorias ou assemelhadas;
  • Conseguiram obter até o dia 31/12/2017 bens com valor total ou superior a R$ 300.000,00.

Você pode conferir todas as informações completas sobre as obrigações da declaração do Imposto de Renda nesse site.

Quem tem direito a isenção do Imposto de Renda 2024?

A isenção do Imposto de Renda 2024 pode ser solicitada por alguns cidadãos que se enquadram nas obrigatoriedades exigidas.

Veja se você tem direito a solicitar esse benefício.

Isenção do Imposto de Renda 2024 por idade

Como estamos enfrentando um período de transição governamental, muitas coisas ainda podem mudar em relação às declarações do Imposto de Renda.

Por enquanto, as últimas informações dizem respeito ao ano de 2018, onde os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos e que vivam de suas rendas são isentos da declaração desse imposto.

Isenção do Imposto de Renda 2024 por moléstias e doenças graves

De acordo com as últimas informações publicadas, existem algumas doenças que dão direito a isenção do Imposto de Renda.

Lembre-se que essa lista de doenças também poderá ser alterada a qualquer momento, assim que houver a transição do novo governo.

  • Hanseníase;
  • AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida);
  • Neoplasia Maligna;
  • Alienação Mental;
  • Cegueira (inclusive monocular);
  • Cardiopatia Grave;
  • Doença de Parkinson;
  • Fibrose Cística (Mucoviscidose);
  • Esclerose Múltipla;
  • Doença de Paget em estados avançados (Osteíte Deformante);
  • Tuberculose Ativa;
  • Contaminação por Radiação;
  • Hepatopatia Grave;
  • Espondiloartrose Anquilosante;
  • Nefropatia Grave;
  • Paralisia Irreversível e Incapacitante.

Como fazer a solicitação da isenção do Imposto de Renda 2024?

Por enquanto, a solicitação da isenção do Imposto de Renda 2024 ainda não está disponível.

Em 2018, a solicitação foi feita da seguinte forma:

  • Acesse esse site;
  • Escolha qual versão você quer fazer o download dos formulários, se é em PDF ou DOC;
  • Preencha os dados corretamente, envie os documentos obrigatórios, assine o requerimento e finalize a sua solicitação.
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Novas formas de consulta do PIS são divulgadas

É muito importante que você, cidadão, saiba qual o seu número do PIS 2024. É através dele que você consegue consultar e solicitar benefícios concedidos pelo governo. Hoje, falaremos tudo sobre o número do PIS 2024 e você também aprenderá a descobrir o seu. Fique conosco!

Instituído no nosso país por uma Lei Complementar, o PIS (Programa de Integração Social) é um programa que oferece benefícios ao trabalhador privado. O objetivo do PIS é integrar esse trabalhador com a empresa na qual ele trabalha para que todos possam se desenvolver.

Hoje vamos trazer os principais aspectos do PIS para você conhecer e, no final, você saberá como descobrir o seu número do PIS. Aproveite também e veja como solicitar o seu Cartão Cidadão Caixa!

 

Para Que Serve Esse Benefício?

Com o objetivo de aproximar o empregado e a empresa privada, o PIS 2024 é uma contribuição implementada pela Caixa Econômica Federal. Este tipo de contribuição tem um caráter social e seu objetivo é financiar o pagamento de benefícios ao trabalhador comum como o Abono Salarial, o Seguro Desemprego e a participação na receita de órgãos e entidades.

Muitas pessoas chamam o PIS de Abono Salarial, então, acabam dizendo “receber o PIS” ou “calendário de pagamento do PIS”, mas na verdade PIS significa Programa de Integração Social.

O Abono Salarial é um dos benefícios que pessoas cadastradas no PIS podem receber. Muitos chamam o Abono Salarial de 14º salário.

Como Descobrir o Número do PIS?

Existem 3 formas para realizar a consulta PIS 2024. A seguir, você vai conhecê-las.

Pessoalmente

Você pode realizar essa consulta pessoalmente, basta ir até uma agência da Caixa Econômica Federal munido de um documento de identificação com foto como RG ou CNH. Assim que for atendido, informe ao funcionário que você deseja saber o seu número do PIS.

Por telefone

Se não quiser ir até uma agência da Caixa, você pode consultar seu número do PIS por telefone. Para isso, basta ligar para o SAC da Caixa Econômica Federal através do número 0800 726 0207 e informar os dados que o atendente irá solicitar. A ligação é totalmente gratuita.

Pela internet

Se você quer saber o número do PIS 2024 pela internet, no conforto da sua casa, basta acessar o site DATAPREV https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml.

  • O processo é bem simples. Clique em “Inscrição” e depois em “Filiado”.
  • Preencha todos os dados nos campos solicitados e depois clique em “Continuar”.
  • Surgirá na tela em uma barra vermelha o número do seu PIS.

Datas de Pagamento

As datas de pagamento do Abono Salarial 2024 ainda não foram divulgadas. Por enquanto, o único calendário que a Caixa liberou para consulta é o do primeiro semestre de 2018. Esse calendário foi criado para evitar tumultos e filas nas agências. Note que o pagamento sempre respeita o mês do seu aniversário. Você pode visualizar o calendário na imagem abaixo.

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Importância da inscrição no Cadastro Único

Antes de participar do programa, é extremamente importante que primeiramente a sua família faça o cadastro bolsa família 2024, onde o programa não se restringe em garantir o auxílio financeiro mensal, uma vez que todas as famílias que são beneficiadas podem ter tais benefícios ou participarem de outros programas do Governo.

Normalmente, o Governo Federal apresenta parcerias com outras instituições, como é o caso do CNH Social, o qual teve o seu desenvolvimento pelo Detran de todos os estados que participam do programa.

Assim, para que você participe do programa e tenha direito aos diversos benefícios que são garantidos de forma indireta ou direta, é preciso que você, através do seu membro chefe familiar, que no caso se for você, realize o cadastro no bolsa família.

Como fazer o cadastro do Bolsa Família

O cadastro do Bolsa Família é bastante simples de ser feito e pode ser realizada no momento que você quiser, isto é, não existe um prazo para que as famílias interessadas realizem a sua inscrição para passarem pelo processo de seleção. Abaixo você verá como se cadastrar no Bolsa Família.

Passo 1: É fundamental que a família esteja inscrita no CadÚnico, o qual é um pré-requisito, porém não garante que a família entre para o programa e receba o benefício de forma imediata.

Passo 2: Assim, é preciso que o membro chefe da família vá até a prefeitura da sua cidade e se informe sobre a realização do Bolsa Família cadastro no CadÚnico. Além disso, existem diversos documentos necessários que iremos falar mais abaixo, os quais são:

  • Carteira de Trabalho;
  • Documento de Identificação com foto;
  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Um comprovante de residência, o qual pode ser uma fatura de conta de luz;
  • Certidão de Nascimento ou de Casamento.
  • E, por fim, um comprovante de renda.

Passo 3:  No caso das documentações necessárias de cada um dos filhos ou de algum dependente familiar são:

  • Atestado de frequência escolar;
  • E Documento de Identificação com foto ou Certidão de Nascimento.

Dessa forma, após completar o Bolsa Família cadastro online, você deve esperar a seleção, e caso queira ainda confirmar se o seu nome se encontra na lista das famílias que estão no CadÚnico, você deve acessar o site da Caixa e assim consultar cadastro Bolsa Família.

Quem tem direito ao Bolsa Família

O programa do bolsa família normalmente busca garantir que as famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza, tenham o direito à alimentação e também ao acesso à educação e saúde que qualquer ser humano possui o direito de ter.

Assim, diversas pessoas sempre ficam na dúvida se possuem ou não o direito de receber o benefício do Bolsa Família 2024. No entanto, os cidadãos que o governo pretende atingir são aquelas famílias que se encontram nessa situação de pobreza ou de extrema pobreza.

Geralmente, tais famílias são aquelas que recebem uma renda mensal muito baixa, ou seja, abaixo de um salário mínimo por pessoa. Assim, para tal cálculo, é realizado uma média dos salários de todos os membros da família, onde soma-se o salário e divide-se pelo número de integrantes da família.

Com isso, para que você se candidate no programa, a sua família deve ter se inscrito no CadÚnico, e se você estiver entre as famílias pobres ou extremamente pobres, e ainda não fez a inscrição do programa do bolsa família, então procure a prefeitura da sua cidade para fazer o cadastramento.

Qual o valor do Bolsa Família?

Em relação ao valor do bolsa família, normalmente os benefícios podem variar de uma família para outra, pois tudo irá depender do quanto a família necessita, ou seja:

  • Existe o benefício variável, onde os valores chegam até 195 reais mensal.
  • O benefício básico em que o valor chega a 85 reais mensal.
  • E as famílias consideradas de extrema pobreza, os valores nunca são definidos.

Dessa forma, para fazer o cadastro Bolsa Família e receber o benefício do programa, é obrigatório que você faça o cadastro no CadÚnico (Cadastro Único Bolsa Família), onde a partir dele você consegue se inserir no programa bolsa família e tenha todos os benefícios necessários para a sua situação.

 

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Ingresso em uma boa faculdade

Conseguir ingressar em uma boa Faculdade após a conclusão dos estudos colegiais é o objetivo da grande maioria dos jovens e adolescentes brasileiros, e hoje existem alguns meios criados pelo Governo Federal que visam auxiliar estes estudantes no ingresso à uma Universidade, como o SISU 2024.

Atualmente a principal forma de conseguir uma vaga em uma Instituição de Ensino Superior, seja ela pública ou privada, é através de programas de bolsas de estudo como Prouni, Fies, e SISU. E para ter acesso à estas bolsas os jovens devem participar do ENEM, uma prova elaborada pelo Ministério da Educação com o intuito de avaliar os conhecimentos dos estudantes que concluíram o ensino médio.

Se você deseja conhecer melhor os programas do Ministério da Educação (MEC), então veio ao lugar certo! Neste artigo falaremos tudo o que os jovens precisam saber a respeito do SISU. Portanto, continue acompanhando o conteúdo a seguir e entenda o que é o programa, como se inscrever, como consultar o resultado e muito mais. Vamos lá!

Como funciona o SISU 2024?

O SISU é a sigla dada para Sistema de Seleção Unificada, este que é um programa ministrado pelo Ministério da Educação (MEC) que tem o objetivo de ajudar os estudantes que não tem condições de financiar a matrícula em uma faculdade particular.

Funciona como um sistema informatizado, onde por meio dele instituições públicas de ensino superior disponibiliza vagas para os estudantes que passaram pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Todos os anos o SISU abre milhares de vagas em Universidades para serem preenchidas, o que faz com que a concorrência entre estes alunos seja grande. Por isto é essencial se preparar com antecedência para realizar a prova do ENEM e ficar atento também quanto ao prazo de inscrições estabelecido pelo programa, afinal, existe apenas uma única etapa da inscrição SISU.

Inscrição SISU 2024

Se inscrever no SISU é a parte mais importante para quem quer conseguir ingressar em uma Universidade Federal, por isto o primeiro passo a ser dado realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio e ter obtido uma nota acima de zero na redação.

Assim que for liberada as inscrições SISU 2024, o candidato deverá ir até o portal do SisuMec (http://sisu.mec.gov.br) e acessar a página do candidato utilizando os dados informados no momento do cadastro no Enem. São eles:

  • Número de inscrição ENEM;
  • Senha.

Caso o estudante tenha perdido ou esquecido os seus dados do Exame não têm problema, eles podem ser recuperados novamente na própria página do Enem.

Após realizar a inscrição SISU, o candidato irá escolher, por ordem de prioridade, duas opções das vagas disponibilizadas pelas Universidades que participam do programa. E durante o período de inscrição, será possível mudar a opção escolhida, caso mude de ideia, pois será validada a última inscrição escolhida.

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Cotas PROUNI: Quem tem direito? Tire Dúvidas

Quem deve está participando dos programas do Governo deve sempre saber bem do assunto. As cotas PROUNI 2023 fazem parte de uma seleção de vagas reservadas para alguns candidatos. Pela lei que mantém o programa, deve sempre existir um número de cotas PROUNI 2023 em cada edição. E para participar delas, é preciso entender com funciona.

Por saber que vários candidatos quem nem ao menos sabem que têm direito às cotas PROUNI 2023, resolvemos ajudar.

Reunimos aqui as principais informações sobre como participar do programa e quem pode está participando. Então, continue lendo e saiba quem tem direito a essas vagas reservadas.

PROUNI

O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa quem transformando vida de milhares de brasileiros ao longo do seu funcionamento. Criado pelo Governo Federal, o PROUNI 2023 é um dos principais programas oferecidos para ingresso no ensino superior.

Ele é o principal responsável por reunir disponibilidades de vagas em cursos de universidades privadas.

Dessa forma, o Governo consegue expandir o acesso a educação para quem não possui condições de custear uma graduação.

Essas vagas são disponibilizadas pelas universidades parceiras do programa. E podem variar na quantidade vagas e tipos de cursos disponíveis todos os anos. Mas independente dessa quantidade, sempre haverá disponibilidades para inscritos que sãos selecionados como cotistas.


Quem pode participar do PROUNI?

Assim como qualquer outro tipo de programa, o PROUNI possui suas políticas de regras e participação. Para que você consiga se inscrever, é preciso estar atento aos seus requisitos estabelecidos. Se ainda não sabe quais são eles, confira abaixo quem pode participar do PROUNI:


Como funcionam as cotas PROUNI

O PROUNI sempre oferece dois tipos de bolsas para os candidatos. As integrais, são destinadas aos candidatos que possuem renda de até 1 salário e as parciais, que são de 50%, são para os candidatos com renda de até 3 salários. Esses são os critérios básicos para primeiro conseguir participar do programa.

Entender agora como funcionam as cotas PROUNI 2023 pode ser mais simples. Sempre existe um determinado número de vagas reservadas para os estudantes que são cotistas.

Só poderão participar delas, os que estiverem nos requisitos do programa e estiverem dentro das políticas de cotas do programa.


Quem pode participar das cotas PROUNI?

Agora que você já entende como funciona a participação do programa, veja quem pode participar das cotas PROUNI 2023:

  • Índios;
  • Cidadãos autodeclarados pretos e pardos
  • E pessoas com deficiência.

O percentual de vagas disponíveis sempre estará de acordo com o número desses cidadãos no último censo do IBGE.


Como se inscrever no PROUNI como cotista?

Para concorrer a uma dessas vagas reservadas é bem simples. Os participantes terão que prosseguir com o processo de inscrição PROUNI 2023 da mesma forma que a tradicional. Veja abaixo como se inscrever no PROUNI como cotista:

  • Durante o período de inscrição, acesse o site oficial do PROUNI, clicando aqui;
  • Em seguida, clique em ‘Fazer Inscrição’;
  • Preencha todos os campos solicitados com seus dados pessoais;
  • Responda todas as perguntas do questionário;
  • Escolha suas opções de cursos, selecione a opção de cotas e encerre o procedimento clicando em ‘Prosseguir’.

Para saber se você foi um dos selecionados a vaga, o procedimento é o mesmo. Basta acessar o seu portal e checar os resultados PROUNI 2023.

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Estácio Rio de Janeiro divulga cursos gratuitos

Cursos gratuitos Estácio Pronatec, se você mora no Rio de Janeiro e já concluiu o Ensino Médio, não deixe de aproveitar as ofertas de cursos do Pronatec 2023, o programa está oferecendo cursos técnicos no Rio de Janeiro em parceria com a Universidade Estácio de Sá do grupo Estácio Educacional, que mantém 21 polos no Rio de Janeiro, previstos para iniciar em em 2019.

A universidade Estácio RJ vai oferecer vagas em cursos técnicos gratuitos pelo programa Pronatec – SISUTEC em unidades em Ilha do Governador, Barra da Tijuca, Campo Grande RJ, também em Niterói, Campos dos Goytacazes, em Nova Iguaçu, Petrópolis, Nova Friburgo, Cabo Frio, São Gonçalo.

Nos campus da Estácio de Sá RJ serão ministrados cursos técnicos de Edificações, Hospedagem, Técnico de Guia de Turismo, Cuidador de Idoso, Informática para Internet, Técnico de Logística, Técnico em Saúde Bucal, Redes de Computadores, Sistemas a Gás, Técnico de Radiologia, Técnico em Petroquímica com carga horária de 800 e 1200 horas, disponíveis para período da manhã, da tarde e da noite.

Para se candidatar em uma vaga, basta a pessoa ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública do Rio de Janeiro. Os alunos do Pronatec que vão cursar na Universidade terão direito a material didático, auxílio transporte e o uso de laboratórios muito bem equipados da instituição. Além disso, o profissional formado pela Estácio receberá orientações para carreira escolhida e será encaminhado para o mercado de trabalho.

O Pronatec escolhe cursos que garante empregabilidade, sendo de qualidade pois são oferecidos pelas melhores instituições de ensino tecnológico, de ensino superior e também oferecidos por profissionais capacitados em escolas da rede pública de todo o país.

O grupo educacional Estácio tem toda a estrutura para ministrar os cursos Pronatec no Rio de Janeiro. Suas unidades são muito bem preparadas, pois são equipadas para oferecer cursos de graduação e pós-graduação nas Universidades, Centros Universidades e Faculdades localizadas em todo o país.

Quem tiver interesse nos cursos é só fazer a Pré-inscrição Estácio Pronatec nesta página do site: http://portal.estacio.br/pronatec/

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Acesso dos estudantes a uma educação profissional com bolsas de estudo

Cursos gratuitos em Santo Amaro SP oferecidos pelo SENAC 2023, que graças a Política do Senac para concessão de bolsas de estudo, visa facilitar o acesso dos estudantes a uma educação profissional de qualidade e desde 2009 que o Senac disponibiliza várias bolsas de estudo através do Programa de Gratuidade.

O Senac Santo Amaro 2023 oferece curso Técnico em Enfermagem, Técnico Segurança do Trabalho e muito mais.

A instituição fornece bolsas integrais ou parciais em cursos livres ou cursos de curta duração. Para estudantes que realizarem cursos técnicos a bolsa concedida é integral. Para se inscrever no concurso é necessário que o estudante candidato preencha os requisitos:

Possuir renda familiar que seja de até dois salários mínimos, não estar matriculado em outro curso gratuito no Senac, e não ter abandonado anteriormente cursos com direito a bolsa concedido pelo Senac, para se inscrever os candidatos podem fazê-lo dois meses antes do início de cada período letivo.

Os interessados ao se inscrever devem levar documentação de RG, CPF e comprovante de renda atual e os candidatos menores de 18 anos devem levar comprovante de residência de seus pais ou responsáveis. Mais informações no site: www.sp.senac.br. O endereço do Senac Santo Amaro é rua Dr. Antônio Bento, nº 393! O telefone do Senac Santo Amaro é (11) 3737-3900.

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Informações da guia de pagamento do IPTU

Os moradores de Santos já possuem a vantagem de emitir a 2ª via da Guia de pagamento do IPTU Santos pela internet. Já não é mais preciso enfrentar enormes filas para fazer a emissão deste boleto e saber informações. Aprenda como consultar e emitir a guia de pagamento do IPTU Santos.

Os proprietários de imóveis residenciais e comerciais na região de Santos devem pagar pelo IPTU ou Imposto Predial e Territorial Urbano obrigatoriamente. Anualmente esses carnês são enviados pelos Correios e devem ser pagos à vista ou parcelado.

A Prefeitura de Santos é responsável pela arrecadação deste imposto e investe esse dinheiro em diversas melhorias para a população. O cidadão que for proprietário de algum imóvel e que seja obrigado a pagar por esse imposto deve ter ciência da importância que esse dinheiro tem para a manutenção da cidade, então, pense duas vezes antes de atrasar esse tributo.

➤ Regularize o Imposto nas propriedades através do:

Pagamentos e descontos no IPTU Santos

Quem determina qual será o valor do IPTU de cada imóvel de Santos é a Prefeitura com base no valor venal do imóvel.

O IPTU Santos ainda não foi definido, mas podemos te mostrar os descontos que foram aplicados em anos anteriores e que provavelmente serão aplicados neste ano.

O boleto do IPTU de Santos, neste ano, pode ser pago à vista em cota única ou parcelado em até 10x sem juros.

Quem optou pelo pagamento à vista recebeu um desconto de 2% sobre o valor total. Já os proprietários que optaram pelo pagamento parcelado não receberam desconto.

Onde Pagar o IPTU Santos?

Os proprietários de imóveis de Santos poderão pagar o IPTU 2023 em diversos locais autorizados a receber esse tributo. Conheça alguns deles:

  • A maioria dos bancos estão autorizados a receber esse tributo;
  • Internet banking e aplicativos bancários autorizados;
  • Casas Lotéricas;
  • O cliente também poderá optar por realizar o pagamento em Débito em conta Corrente.

Ter todos esses estabelecimentos autorizados a receber o pagamento desse tributo faz com que a vida dos cidadãos moradores de Santos se torne mais prática!

Veja ainda como a Alta do ICMS pode fechar 85 mil estabelecimentos e desempregar 450 mil pessoas em SP.

Aprenda a Emitir a 2ª Via da Guia de Pagamento do IPTU Santos

Como nós dissemos, os proprietários de imóveis de Santos poderão fazer a emissão da 2ª via do boleto de pagamento do IPTU Santos 2023 pela internet, no conforto da sua casa e sem precisar sair e enfrentar enormes filas.

Para conseguir realizar essa emissão, siga os passos a seguir:

Passo 1

Acesse o site da Prefeitura de Santos → clicando aqui.

Passo 2

Preencha os números da Inscrição Imobiliária do seu imóvel, seguido dos caracteres correspondentes a imagem com letras e números.

Passo 3

Para finalizar e conferir os resultados, clique em “Consultar”.

Contato da Prefeitura de Santos

Caso você queira comparecer até a Prefeitura de Santos para sanar algumas dúvidas ou mesmo telefonar ou mandar um e-mail, anote essas informações a seguir:

  • Endereço: Praça Mauá, s/nº – 3º andar – sala 303 – Centro Histórico – Santos/SP
  • Telefone: (13) 3201-5025
  • E-mail: sefin@santos.sp.gov.br
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O que você precisa saber antes de se torna um profissional autônomo?

Trabalhar por conta própria envolve alguns conhecimentos sobre direitos e deveres. O profissional autônomo possui muitas vantagens como poder determinar o próprio salário, mas necessita conhecer os pormenores de sua escolha para aproveitar o período de dedicação à carreira da melhor forma possível. Saiba mais!

Veja também sobre o extrato INSS e suas funções.

O que é um profissional autônomo?

Chama-se de autônomo o trabalhador atuante no mercado sem vínculo empregatício com uma empresa. Ele possui alguns direitos como realizar saques da aposentadoria de acordo com a tabela INSS 2021 caso tenha finalizado seu período de contribuição, mas é diferente.

Segundo as leis brasileiras os tipos de trabalhadores permitidos no mercado brasileiro formais são:

  • Servidor privado – Contratado por uma empresa do setor privado;
  • Servidor público – Aprovado em concurso público com vínculo empregatício com empresa com capital em sua maioria pública;
  • Autônomo – Trabalha para ele mesmo.

O grande diferencial de um profissional autônomo é ser seu próprio chefe. Ele é o dono da empresa e também o contratante. Pode determinar o seu próprio trabalho jornada a ser cumprida na semana.

Não existem leis obrigando o autônomo a cumprir uma carga horária máxima de 8 horas por dia porque não há como fiscalizar. Ele pode trabalhar quantas horas quiser e com isso aumentar inúmeras vezes o seu salário.

Os direitos do profissional autônomo

Apesar de não trabalhar com carteira assinada o profissional que atua como autônomo no mercado de trabalho possui direitos como todos os outros. Ele está acobertado também pela CLT desde que cumpra os requisitos básicos.

O profissional autônomo posse como direito:

  • Aposentadoria no INSS por tempo de serviço ou idade;
  • Auxílio-doença;
  • Salário maternidade;
  • Auxílio reclusão;
  • Pensão por morte.

Trabalhadores atuantes no sistema autônomo podem contratar funcionários desde que não seja mais de um para o microempreendedor individual e superar quantidade de um estagiário por profissional.  Contratar prestadores de serviço temporário pode ser feito a qualquer momento por meio de contrato simples assinado entre ambas as partes com registro em cartório.

Os deveres do profissional autônomo

Como todo atuante no mercado de trabalho o autônomo também possui algumas obrigações. A principal delas é contribuir com a Previdência Social por meio de pagamentos mensagem ao INSS. Para ter direito a uma aposentadoria e todos os outros benefícios e licenças remuneradas é necessário contribuir para isso com os pagamentos em dia e período mínimo de 12 meses.

Também é crucial pagar todas as taxas correspondente o exercício de sua função. É importante fazer o registro em seu conselho e obter o exercício da atividade regularizar perante os órgãos responsáveis pela fiscalização. Contribuição sindical não é obrigatória, mas permitida.

Para emitir nota fiscal é necessário registrar a atividade diante da junta comercial da cidade, prefeitura e Receita Federal. Para isso é preciso obter um CNPJ que pode ser de pessoa jurídica do tipo MEI (Microempreendedor individual).

Todas as profissões permitem trabalhar como autônomo

O formato de trabalho autônomo significa tanto prestar um serviço para uma pessoa física como jurídica. Isso significa uma livre contratação pelas empresas, até mesmo mais de uma ao mesmo tempo.

Um exemplo muito comum são os anestesistas de hospitais. Eles trabalham em sua maioria com esse tipo de sistema de contratação. Prestam o serviço por um valor acordado antecipadamente entre ambas as partes emitem nota fiscal como autônomo.

Esse tipo de contratação pelas empresas é muito comum visando economizar em outras áreas. A pessoa jurídica pode pagar um pouco mais pelo serviço porque não terá custos com alimentação, transporte benefícios trabalhistas do contratado.