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Home Análise Setorial Pesquisa aponta cenário positivo para o comércio em 2014

Pesquisa aponta cenário positivo para o comércio em 2014

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Sobra dos estoques faz empresários apostarem em promoções para aumentar as vendas.

 

Compreender e acompanhar o comportamento dos consumidores é fundamental para auxiliar no planejamento dos empresários. Por isso, a área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG fez a Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista: Balanço das vendas no 2° semestre de 2013 e a Expectativa para o 1° semestre de 2014, para traçar o desenho estratégico do comércio varejista. Mesmo com um cenário pouco positivo no final de 2013, os empresários consultados têm expectativas positivas para 2014 e apostam em promoções, qualificação e visibilidade.

Vendas 2013

Do total de entrevistados, 47,2% afirmaram que as vendas no 2° semestre de 2013 foram piores dos que em 2012. Para 26,4% as vendas foram melhores e 25,8% disseram ter sido iguais ao mesmo período de 2012.

Para os empresários que venderam mais, o aumento nas vendas representou o índice de 10% a 50%. Em contrapartida, os que afirmaram ter vendido menos, revelaram recuo também de 10% a 50%.

No Natal (2013), 75,8% dos empresários disseram que venderam menos ou igual ao ano passado (2012). Já para 24,2%, as vendas no Natal foram melhores em até 10% (para 33,3%). Para aqueles que venderam menos, 40% afirmaram que as vendas recuaram entre 10% e 20%. Comparando com a pesquisa realizada em 2012, 56,4% haviam vendido mais, ou seja, mais que o dobro quando comparado a 2013.

Para o economista da Fecomércio MG Gabriel Ivo, como os estoques estão em alta, os empresários apostam em promoções e liquidações para impulsionar as vendas de janeiro.

2014: o ano das oportunidades

Para 59,9% dos empresários as vendas em 2014 serão melhores, e o principal motivo apontado é a recuperação da economia (34,1%). A Copa do Mundo Fifa também apareceu nas respostas como fator positivo e ferramenta para alavancar as vendas (24,7%).

O investimento em atendimento e visibilidade no negócio representaram 17,2% das respostas, e mais da metade (77,Gabriel Ivo2%) afirma que pretende fazer promoções, pois 82,9% acreditam que a promoção é o fator atrativo que leva o consumidor a efetivar a compra. De acordo com os entrevistados, o medo do desemprego, endividamento e a inflação são os fatores que podem inibir o consumo.

O cartão de crédito no modo parcelado será o mais utilizado em 2014, com 89% das respostas; o pagamento à vista em dinheiro representou 8,6%.

Segundo , acompanhar o comportamento dos consumidores e dos concorrentes em seus processos de escolhas e gestão, respectivamente, exige uma postura atenta dos gestores que vai além de multiplicação de lojas, mas que se estende a canais, produtos, serviços diferenciados e atitude sustentável.

Última atualização ( Seg, 17 de Fevereiro de 2014 12:32 )  

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Esperar o interlocutor terminar de falar e aí sim eu faço meus comentários;
Pedir uma pausa e fazer meus comentários em cima do que foi dito;
Esperar o melhor momento para fazer os meus comentários;
Fazer meus comentários prontamente;

2) Decido tudo porque tenho uma ótima capacidade de percepção e expressão:
Raramente;
Muitas vezes;
Quase sempre;
Sempre;

3) O acionista principal não compareceu à reunião de apresentação do "Projeto" de sua responsabilidade. Qual a sua postura diante da ocorrência:
Tenta remarcar a reunião, entendendo que a participação dele é imprescindível;
Toca a reunião com os demais, lamentando a ausência do acionista;
Busca compreender a situação e solicita uma outra opinião antes de prosseguir;
Considera importante rever a continuidade da reunião;

4) Quando sou contrariado em alguma opinião de valor, costumo ter o seguinte comportamento:
Fico calado e não deixo transparecer para os demais que não gostei;
Procuro entender a opinião diferente e contesto com meus argumentos;
Procuro saber se mais pessoas na reunião pensam daquela maneira e aí sim coloco a minha opinião sobre o mesmo assunto;
Dificilmente sou contrariado em alguma opinião de valor;

5) Argumentos embasados na hora da negociação são fatores determinantes para o fechamento:
Raramente;
Muitas vezes;
Quase sempre;
Sempre;

6) Se o interlocutor gesticula muito enquanto fala, tenho dificuldades de identificar o que está sendo dito:
Raramente;
Algumas vezes;
Quase sempre;
Sempre;

7) É sua 1ª reunião com a equipe que aprovará seu Projeto. Um dos participantes demonstra total desinteresse no Projeto. Sua atitude primeira é de:
Pedir-lhe a atenção, já que é o único desinteressado;
Saber as razões do seu total desinteresse;
Convidá-lo de maneira educada a participar junto de sua equipe;
Desconsidero o desinteresse e prossigo na apresentação;

8) Demonstro entendimento sobre o que está sendo tratado através de sinais afirmativos:
Raramente;
Algumas vezes;
Quase sempre;
Sempre;

9) Após uma apresentação de duas horas referente a um Projeto, não tenho certeza se todos os participantes compreenderam. Minha atitude é:
Solicitar aos participantes falarem dos tópicos para me certificar da compreensão;
Lançar algumas perguntas pertinentes ao assunto checando a compreensão;
Se ninguém tem perguntas é porque entenderam todo o Projeto;
Perguntar sobre os tópicos que considero mais difíceis de entendimento;

10) Gosto mais de Falar do que Ouvir:
Raramente;
Muitas Vezes;
Quase sempre;
Sempre;

11) Uma reunião é interrompida bruscamente, você estava expondo um Projeto de grande impacto para o negócio, como conduz:
Aproveito a interrupção e faço um momento de 'lazer';
Continuo a reunião após a interrupção sem falar no assunto;
Fico constrangido sem saber exatamente o que fazer;
Considero que meu tempo terminou;

12) Costumo me concentrar nos pontos principais da negociação e procuro anotar o que não compreendi:
Raramente;
Algumas vezes;
Quase sempre;
Sempre;

13) Se alguém conversa com você e não olha diretamente nos olhos fica com a impressão que:
O interlocutor pode ser mentiroso;
Ele certamente tem medo;
Ele pode ser tímido;
Nem penso sobre isto;

14) Gosto mais de fazer perguntas do que dar respostas:
Raramente;
Muitas Vezes;
Quase Sempre;
Sempre;

15) Quando os argumentos são mais importantes que os fatos:
Nunca;
Às Vezes;
Frequentemente;
Raramente;


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