Categories: Uncategorized

Ingresso em uma boa faculdade

Conseguir ingressar em uma boa Faculdade após a conclusão dos estudos colegiais é o objetivo da grande maioria dos jovens e adolescentes brasileiros, e hoje existem alguns meios criados pelo Governo Federal que visam auxiliar estes estudantes no ingresso à uma Universidade, como o SISU 2021.

Atualmente a principal forma de conseguir uma vaga em uma Instituição de Ensino Superior, seja ela pública ou privada, é através de programas de bolsas de estudo como Prouni, Fies, e SISU. E para ter acesso à estas bolsas os jovens devem participar do ENEM, uma prova elaborada pelo Ministério da Educação com o intuito de avaliar os conhecimentos dos estudantes que concluíram o ensino médio.

Se você deseja conhecer melhor os programas do Ministério da Educação (MEC), então veio ao lugar certo! Neste artigo falaremos tudo o que os jovens precisam saber a respeito do SISU. Portanto, continue acompanhando o conteúdo a seguir e entenda o que é o programa, como se inscrever, como consultar o resultado e muito mais. Vamos lá!

Como funciona o SISU 2021?

O SISU é a sigla dada para Sistema de Seleção Unificada, este que é um programa ministrado pelo Ministério da Educação (MEC) que tem o objetivo de ajudar os estudantes que não tem condições de financiar a matrícula em uma faculdade particular.

Funciona como um sistema informatizado, onde por meio dele instituições públicas de ensino superior disponibiliza vagas para os estudantes que passaram pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Todos os anos o SISU abre milhares de vagas em Universidades para serem preenchidas, o que faz com que a concorrência entre estes alunos seja grande. Por isto é essencial se preparar com antecedência para realizar a prova do ENEM e ficar atento também quanto ao prazo de inscrições estabelecido pelo programa, afinal, existe apenas uma única etapa da inscrição SISU.

Inscrição SISU 2021

Se inscrever no SISU é a parte mais importante para quem quer conseguir ingressar em uma Universidade Federal, por isto o primeiro passo a ser dado realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio e ter obtido uma nota acima de zero na redação.

Assim que for liberada as inscrições SISU 2021, o candidato deverá ir até o portal do SisuMec (http://sisu.mec.gov.br) e acessar a página do candidato utilizando os dados informados no momento do cadastro no Enem. São eles:

  • Número de inscrição ENEM;
  • Senha.

Caso o estudante tenha perdido ou esquecido os seus dados do Exame não têm problema, eles podem ser recuperados novamente na própria página do Enem.

Após realizar a inscrição SISU, o candidato irá escolher, por ordem de prioridade, duas opções das vagas disponibilizadas pelas Universidades que participam do programa. E durante o período de inscrição, será possível mudar a opção escolhida, caso mude de ideia, pois será validada a última inscrição escolhida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*